Conhece nosso Instagram



Olá cidadão, nos siga no Instagram, 
muita coisa legal por lá também.
Fotos e stories a todo tempo.






 

Oceanário de Lisboa




O Oceanário de Lisboa é um ótimo passeio para toda a família. 

Simplesmente imperdível, o segundo maior aquário da Europa. Nas suas instalações convivem mais de 15.000 animais e mais de 450 espécies diferentes de plantas. É bicho para todos os lados, um grande aquário central que reúne mais de 8 mil animais diferentes. 
São pequenos tanques que representam diferentes ambientes marinhos, como se estivéssemos andando por dentro de um só aquário ou um só oceano.
O oceanário de lisboa é considerado o segundo maior da Europa.

Para chegar é bem fácil, via Metrô: desça na Oriente, linha vermelha e de  Ônibus: linhas 705, 708 , 725, 728, 744, 750, 759 e 794. 

Funciona normalmente das 10h/18h (inverno) e das 10h/19h (verão), os ingressos para Adultos: €19 crianças de 4 a 12 anos e maiores de 65 anos: €13 e crianças até 3 anos: entrada gratuita.














Uma dica bem legal, após a visita ao oceanário visite o parque das nações que fica ao lado e o shopping Vasco da Gama que fica junto a estação de metro Oriente.


Para maiores informações acesse o site www.oceanario.pt

Cabo da Roca




O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa continental. Situa-se na freguesia de Colares, concelho de Sintra e distrito de Lisboa. 
O local é visitável, e forma o extremo ocidental da Serra de Sintra, precipitando-se sobre o Oceano Atlântico.

Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III).[1]
Um padrão em pedra com uma lápide assinalam esta particularidade geográfica a todos quanto visitam este local.
A sua flora é diversa e, em muitos casos, tem espécies únicas, sendo objecto de vários estudos que se estendem, igualmente, à geomorfologia, entre outros.
Na zona existe um farol (Farol do Cabo da Roca) e uma loja turística.


Está inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais, numa zona de fáceis acessos e de grande afluência turística, sendo muitas as pessoas que o visitam.






fonte: wikipedia

 

Da série ditos populares "De cabo a rabo"

Origem da expressão "De cabo a rabo"

Vem do período das grandes navegações portuguesas. 
A expressão inicial era de "Cabo a Rabat", ou seja, referia-se ao facto de se conhecer todo o continente Africano, da Cidade do Cabo ao Sul, até à cidade de Rabat em Marrocos (rota de circulação da África com destino às Índias). 

O significado actual é conhecer-se algo do começo ao fim.





fonte: facebook/velhosditospopulares


Mosteiro da Batalha



O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha e igualmente designado por "Templo da Pátria", é um mosteiro dominicano situado na vila de Batalha, no distrito de Leiria na região do Centro, província da Beira Litoral, em Portugal, que foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos na batalha de Aljubarrota. 

Este mosteiro da Ordem de São Domingos foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1563, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros frades dominicanos. 
Exemplo da arquitetura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal. 

Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910. Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional.







Fonte: Wikipedia





 

Nome de remédios em Portugal



Uma das grandes dores de cabeça quando se chega em Portugal é como comprar os remédios que habitualmente consumimos no Brasil. A forma como adquirimos nossos medicamentos soa um pouco estranho para os portugueses, a auto medicação do povo brasileiro é normal e perigosa, todo mundo tem um remedinho milagroso para tudo, porém aqui para se comprar um dorflex por exemplo, você precisa ter uma receita médica e o povo muitas vezes nem sabe o que é dorflex.

Se você utiliza medicamentos controlados e de uso contínuo a boa noticia é que as farmácias aceitam sua receita brasileira, então se vier morar aqui, traga as receitas e depois quando puder consulte um médico para substituir para o padrão português.

Mas se você não tem receita e precisa falar para o seu médico ou farmacêutico quais medicamentos utiliza, eu encontrei na internet uma página lhe auxiliar, pelo menos o nome do seu medicamento.

Acessando o site INDICE na aba MEDICAMENTOS você terá uma box onde vai selecionar equivalências internacionais, depois é só selecionar o país de origem do Medicamento e o país no qual deseja saber a equivalência , coloca o nome do remédio e efetua a sua busca, pronto já está ali de forma prática e funcional.


Com certeza vai ficar mais fácil na sua consulta médica, lembrando que a informação disponibilizada no site não substitui o diagnóstico e recomendações do Médico.

O  site ÍNDICE® tampouco é uma página de Venda de Medicamentos, é apenas informação a respeito dos nomes, o remédios devem ser sempre adquiridos por via legítima e certificada através de um médico que faça o diagnóstico de seu problema.

Vou deixar o link para você dar uma conferida ok.

Segue o link :


10 coisas que você vai adorar



Se você tem alguma ideia de vir a Portugal então vou te contar 10 coisas que com certeza você vai adorar. Eu sou suspeito em falar e vou confessar que listar somente dez coisas não foi fácil, mas vamos lá

1 – Festas de Santos
Junho é o mês dos Santos Populares, em Lisboa nas noites de Santo António, no Porto com o São João e a festa de São Pedro em Sintra e Évora são as mais agitadas e procuradas, vale muito a pena conhecer e se divertir, lembra muito as festas da minha terra natal, coloridas, com barraquinhas de comidas, muito doçura, tem de tudo.

2 – Supermercado
Olha supermercado em Portugal é um deboche se comparado o brasil, tem as marcas do próprio supermercado que aqui chamamos de marcas brancas bem mais baratas e boas, tem cartão de fidelidade que dá desconto mesmo, tem cupom para combustível do seu carro e pasmem a maioria não te cobram estacionamento, tudo de bom né.

3- Gastronomia
Gente tem restaurante para todos os gostos e principalmente preços, tem as tascas que são restaurantes familiares incríveis e com uma culinária que JESUS, o gordinho sofre viu. Você encontra pratos por 4 euros por exemplo, gente comer é tudo de bom né.
Fazer um roteiro gastronômico é uma dica muito legal e se você gosta da idéia de conhecer o povo de Portugal nada melhor que começar pela comida.