E a tremedeira nas pernas?

 



Olá futuro viajante, tudo bem?

Sem dúvida o maior medo de quem viaja pelo mundo é o momento de enfrentar o oficial de imigração, é o momento mais cruel.
Na internet você encontra uma infinidade de relatos sobre pessoas que foram barradas ali mesmo na hora da entrega do passaporte e sequer conseguiram sair do aeroporto , historias das mais variadas e com personagens de todas as idades.

Mas o que acontece de fato que faz com que o oficial de imigração proíba sua entrada no País? Sua Documentação, seus propósitos e principalmente as evidências que possam provar que  você fala a verdade e tem como permanecer turistando e depois retornar ao país de origem. 

Na europa existe O Tratado de Schengen, este tratado é um acordo entre vários países na europa  e tem em dos seus parágrafos o regramento de como se deve disciplinar e orientar a abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre a comunidade européia.

Uma das vantagens neste tratado é que o brasileiro não precisa de visto prévio para visitar os países, porém precisa produzir evidências na sua chegada de que possa permanecer as suas custas durante e até 90 dias. 
(existe a possibilidade de ser prorrogado por mais 90 dias sua estadia junto ao departamento de imigração do país). 

Passagem de retorno, dinheiro suficiente, reserva e pagamento de hospedagem seguro saúde para o período da estadia são determinantes para seu sucesso. 
O que infelizmente acontece é que o cidadão vai visitar um pais e nem sequer sabe onde vai se hospedar, muitas vezes não tem conhecimento algum e sofre por não sabe falar inclusive a língua do pais que entrou. Ai fica difícil. 

Algumas pessoas se deixam levar por falsas promessas de conhecidos da internet em grupos de whatssapp ou de youtubers e chegam a comprar pacotes para sua jornada que até podem ser vantajosos financeiramente em um primeiro momento, porém na verdade só trazem dor de cabeça na hora da entrevista no aeroporto, fique atento. Uma destas vantagens é a compra de passagem de avião com a volta cancelada, ou seja te vendem como ida e volta por um preço pequeno  mas voce já sabe que não existe o retorno, a data ali é apenas pro forma. Tome cuidado.

Um exemplo também comum é o camarada chegar para o oficial de imigração e dizer que vai ficar 10 dias mas sua passagem aérea diz o contrário, tem retorno marcada para 60 dias ou até menos que os 10 dias falados, muitos não fazem sequer reservas de hotel, ou se tem é para um período inferior a sua estada deixando mais dúvidas do que certezas ao oficial de imigração

Algumas respostas que podem até ser engraçadas mas acontecem, Um vídeo de forma debochada circula na internet, tem um brasileiro como ator principal e ele de forma muito inocente diz que vai visitar as praias de Portugal em pleno inverno e o ponto turístico que vai primeiro é a câmara de vereadores da região.

Ai fica difícil né, não achas?

Se você vem a turismo comporte-se como turista, tenha uma lista de lugares para visitar, agende passeios com guias turísticos, antecipe-se e até compre bilhetes de entrada em museus de forma on line, você pode comprar passagens de comboio (o que chamamos de trem no brasil) enfim, crie evidências de sua real intenção.

Mentir não é a melhor opção acredite, muitos sonhos acabam por detalhes muito pequenos. Após tudo isso,  superado seu medo da passagem pela imigração as fronteiras dos países da europa estão abertas para você. 
Exceto a Inglaterra que exige uma entrevista mais apurada, todos os outros tem como regra que o pais que você entrou primeiro é que tem a obrigação de verificar e atestar que suas intenções são verdadeiras, aproveite seu tempo aqui e visite o mais diversos lugares, conheça a cultura os gostos o povo deste pais que eu tanto admiro. Portugal te espera

Outra maneira de entrar em Portugal que não como turista, é através de vistos prévios que se obtem ainda no brasil. Empreendedor D2, visto de residência por trabalho D3, visto de estudante D4 por fim o visto para morar aqui como aposentado, ou que vive de renda seja empresário ou proprietário de imóveis que é o D7,

Estes vistos são emitidos no consulado português no brasil e seguem uma série de exigências para obtenção, a grande vantagem é que você não precisa temer a tal imigração. 

Na aba sites úteis da página principal aqui do blog você encontra o endereço do site do consulado, clica lá.

Gostou do texto? compartilhe esta grande aventura que é Migrando aos 5.0.
Você também pode nos seguir no instagram e facebook ,
procure lá Migrando5.0 e através do nosso canal do youtube. Link´s no lado direito.


Um abraco a todos e fiquem em paz.