Cá estou



O que esperar de Portugal para um imigrante de 50 anos? medos, incertezas e muitas dúvidas, será que eu estou fazendo a coisa certa? Confesso que sempre tive vontade de voltar a morar em Portugal, depois de uma mini estadia nos anos 80 e outras quatro viagens a turismo, comecei realmente a pensar e envolver minha família nesta nova aventura.

Algumas pessoas afirmam que a melhor época da vida é aos cinquenta, você está mais maduro, suas preocupações já são outras os filhos já estão criados, trabalho e cotidiano já não são os únicos objetivos, o foco é sobreviver com qualidade de vida. 
Verdade mesmo é que no fundo deixar a zona de conforto de uma família por perto, alguns poucos amigos (irmãos) que ficam para trás dá medo.

Começamos a realmente olhar com mais carinho a idéia de imigrar uns doze meses antes do começo da pandemia, porém foi a própria pandemia e seus efeitos desvastadores, tanto na economia como no comportamento da gente que nos deixaram seguros para começar a planejar as possibilidades, os prós e contras do que seria esta grande mudança. 

Mudar para outro país não é só apenas comprar a passagem e desembargar no novo país, é também um grande teste de resiliência. Perceber até onde vai sua força de vontade e seus limites, o sonho vira um ato de coragem e um pouco de loucura para qualquer pessoa. Agora imagina você quando isso acontece e você já tem 50 anos? meia vida amigo, aquele ímpeto impulsivo e irresponsável da adolescência já se foi, e as experiências da vida deixam a gente com mais medo, o físico, o corpo de atleta é outro, o peso do tempo é seu inimigo nesta jornada,  tudo conta (e muitas vezes de forma negativa) não é mesmo, a nova aventura exige agora muita disciplina, dedicação e muitas noites de planejamento.

O Brasil que deixamos para trás é outro, infelizmente a tempos deixou de ser a grande promessa de dias melhores, o Brasil perdeu a mão. Muita injustiça social, valores morais deturpados, uma total inversão das coisas onde o justo e honesto não presta, e infelizmente o safado, o corrupto e leviano sempre estão a dar as cartas e se dando bem, mesmo condenados por uma justiça que convenhamos nem merece comentários. 

E foi em cima destas e tantas outras tantas adversidades que a gente começou as pesquisas pela internet, víamos de tudo, de site de emprego, de moradia em grupos de facebook, de grupos no whatsapp a canais no youtube dos mais variados temas, isto tudo virou nosso passatempo nos finais de semana.

Consumimos basicamente todos os tipos de informação e depois fazíamos aquela seleção do que mais nos interessava, e acreditem, tem muita informação boa e outras não tão verdadeiras assim. 
A dica é analisar vários conteúdos, fiquem atentos porque o que tem de história bonita contada por youtuber´s não é pouco,  cuidado com o povo que não mostra tristeza, principalmente aqueles que adoram vender seus serviços de assessoria para sua jornada.

Agora é começar uma nova etapa da vida e neste tempo por aqui em Portugal vamos sempre que possível trazer informações e vídeos do nosso dia a dia, contando como é viver cá, como se desenrascar das dificuldades de um imigrante aos 50 anos de idade.
Deixo claro que o que compartilhamos sempre será baseado em nossas experiências, não refletindo a realidade de outros viajantes.

Então pessoal, se você gostou deste conteúdo, acompanhe nossos canais, no lado direito da página você vai encontrar os links, apareça por lá.

Obrigado a todos pela companhia e bora lá.